Equipe CELIB

Coordenação

Charley Pereira Soares
Coordenador

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008), licenciado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2013). Doutor em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2013 é professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde leciona as disciplinas de Libras voltadas aos cursos de licenciaturas (presencial e a distância). Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos (GPEL-Libras). Possui experiência e interesse por pesquisas na Libras que envolvam a Lexicografia e Terminologia, Semântica e Pragmática, Linguística Textual, Multimodalidade e Estudos culturais e linguísticos dos surdos e atuando nas seguintes linhas de pesquisas: (i) descricao e analise das linguas de sinais, e (ii) coesão e coerência das língua de sinais, Linguística Textual Sinalizada.

Ana Luisa Borba Gediel

Supervisora pedagógica

Antropóloga e professora Adjunta III do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG, onde atua na área de LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais, desde o ano de 2010. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI). Desenvolve pesquisas a partir da abordagem metodológica etnográfica referente às Pessoas Surdas que utilizam a LIBRAS como primeira língua e sua relação com diferentes contextos socioculturais. Tem interesse em compreender os fenômenos sociais que envolvem a construção linguística e poder por meio dos usos da língua no cotidiano, usufruindo da interrelação com a Antropologia Linguística e a Antropologia do Corpo. Atualmente está vinculada ao Centro de Língua, Interação e Cultura (CLIC), da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), com o desenvolvimento de pesquisa de pós-doutorado na área de Antropologia Linguística.

Juliana Silva Rocha

Comissão Coordenadora

É Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1996) e atualmente professora adjunta na UFV, lecionando Citologia, Histologia e Embriologia para a graduação e pós-graduação. Orienta os Monitores do Setor de Histologia e os Tutores do Programa de Tutoria da UFV – Biologia. Mestre e Doutora em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1999 e 2006, respectivamente), com Pós-Doutorado (2007-2009) nesta mesma área, na UFMG, tendo desenvolvido pesquisa durante o doutorado sanduíche utilizando linhagens de camundongos mutantes na Southern Illinois University, Springfield, IL, EUA. Atua no Projeto Inovar +, desenvolvendo plataformas para acessibilidade para alunos Surdos e Cegos e é Supervisora no CELIB (Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais – Libras) da UFV. Tem desenvolvido pesquisas que visam à acessibilidade e inclusão das pessoas Surdas especialmente no âmbito educacional.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados